quarta-feira, 5 de junho de 2013

DEPOIMENTO PROFª ELIANA

DEPOIMENTO:

É com alegria e entusiasmo que relato a vocês a entrada da leitura e da escrita em minha vida! Foram a escola e os meus pais os que abriram as portas para a aquisição dessas duas competências e habilidades, as quais hoje são muito prazerosas. Eu e meus irmãos sempre reconhecemos essa grande herança dada pelos meus pais e pela escola, herança maior não há! Estudei em escolas nas quais os professores tinham os livros e a biblioteca como extensão de suas aulas e isso foi fundamental para que despertasse em mim o desejo e a busca pelo novo, pelo desconhecido e principalmente para a aquisição de novos conhecimentos.
Estabelecer uma efetiva parceria entre a leitura, a escrita e os alunos é o que sempre me propus como professora de língua materna. É uma tarefa complexa inserir os alunos nos múltiplos letramentos requeridos para uma atuação cidadã, ética, atuante e engajada.
Como Danuza Leão (2011), "sou uma leitora voraz! Não me guio muito pela lista dos mais vendidos. Sou uma anarquista mental", por isso nunca desisto de proporcionar aos meus alunos leituras diversificadas. Acredito que em algum momento eles(alunos)  se deliciarão com algum ou com vários gêneros textuais se tornando leitores assíduos e consequentemente escritores-autores, é só uma questão de tempo!!!
Livros que marcaram o Ensino Fundamental I foram tantos, mas tenho na lembrança alguns como: O pequeno Nicolau, O menino do dedo verde, A vaca voadora, As aventuras do fantasminha Pluft, Os Contos dos Irmãos Grimm, O menino maluquinho, Os meninos da rua Paulo e muitos outros!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário