quarta-feira, 5 de junho de 2013

Histórias para Ler e Escrever - APRESENTAÇÃO


APRESENTAÇÃO:

"Desde tempos muito remotos, histórias são contadas e escritas como forma de ensinamento e de transmissão de cultura. O hábito de contar histórias e escrever para educar não se perdeu, mas se transformou muito ao longo do tempo. À medida que a mídia se desenvolveu, novas tecnologias foram incorporadas ao nosso cotidiano. Hoje, podemos contar/escrever histórias e publicá-las em inúmeros suportes e o digital é um deles! Então, como atividade fundamental para a realização do módulo 2 do Curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino" em Língua Portuguesa oferecido pela SEESP, nós integrantes do grupo 4 da turma 338, elaboramos o BLOG "Histórias para Ler e Escrever" para os leitores/escritores continuarem perpetuando o prazeroso hábito de ler e escrever histórias!"

2 comentários:

  1. Oi Nana,A leitura para mim é algo que me completa,tornando capaz de compreender o mundo ao nosso redor,estabelecendo novas ideias e detalhes que me cercam. De acordo com o depoimento da escritora Danuza Leão,me identifiquei com alguns dados de sua infância,pelo simples fato de ler qualquer coisa,li muitas fábulas e ouvia muitas histórias que meus avós contavam.
    Na adolescência li muitos livros da série Vaga-lume,meus professores do primário exerceram um importante papel no estímulo da leitura.
    Este foi meu depoimento de leitura e escrita.
    Abraços, Elizabeth Cezário Buzzo.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Refletindo sobre leitura, recordei-me das minhas primeiras experiências nesse âmbito.
    Lembro-me, que um professor de Língua Portuguesa incentivava a leitura com verbetes de dicionário, leituras de conto de terror e romance. As lembranças ficaram e instintivamente, me tornaram uma leitora assídua. O professor Luiz, me presenteou com um livro, que para a série seria de linguagem um tanto quanto rebuscada, mais tarde, vim a saber a grandiosidade literária do mimo de dezembro de 1986, O cortiço de Aluísio Azevedo.
    Outro contato interessante, se deu da seguinte forma: meu pai trabalhava como pintor de casas de granfinas, como ele dizia. Elas, por sua vez, a cada reforma de suas casas, desfaziam de livros, que chegavam até minhas mãos. Foi dessa forma que, desde pequena, entrei em contato com a Literatura. Eu vibrava ao olhar, inúmeras vezes, livros repletos de desenhos de fadas, bruxas, princesas, príncipes, enfim, um mundo maravilhoso.
    O incentivo à leitura é essencial na infância, uma vez que, nessa fase, se dá o despertar, a curiosidade, ela deve ser instigada e oferecida à criança.
    Sempre tive sorte com os professores e professoras de Português, na adolescência, fui agraciada com as aulas do professor Euri, "ligadão" em livros de vampirismo que particularmente, não é uma literatura que me atraia, mas instigadas pelo mestre, ficavam bem interessantes. Lembro-me de ter lido The Outsiders na época, entre outros. As pesquisas biográficas, inerentes às aulas de Literatura Portuguesa e Brasileira, também me despertavam para um mundo bem distante, mas curioso e diferente, pelos costumes, vestimentas, linguajar.
    Enfim, a leitura realmente nos faz viajar, crescer, sonhar, realizar, ser!

    ResponderExcluir