Situação de Aprendizagem
com o texto
"Avestruz" - Mário Prata
Público- alvo: 6º e 7º anos.
Objetivos Gerais: Compreender a crônica como gênero textual de
circulação em nossa sociedade, com características sociocomunicativas
específicas, reconhecíveis e reprodutíveis; Observar os aspectos discursivos
próprios do gênero crônica; Observar um aspecto linguístico que pode contribuir
para a produção de efeitos de sentido em gênero textuais variados e também na
crônica; Mobilizar os conhecimentos adquiridos sobre o gênero textual crônica
na criação de um novo texto do mesmo gênero.
Objetivos específicos: Relacionar a situação de produção da crônica
às suas características: intimidade, despretensão, revelação da condição
humana; Identificar procedimentos linguísticos e literários de construção da
crônica, como vocabulário, estrutura narrativa, metalinguagem, humor e
poeticidade; Associar esses aspectos formais observados à significação
produzida por eles; Identificar os aspectos do texto lido que caracterizam o
gênero textual crônica.
Tempo de duração: 10 aulas.
1-Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem
de hipóteses:
→Questionário instigador oral
para a sala: Quem sabe o que é um avestruz? Quem já viu um avestruz? Onde
vivem? O que comem? Para que são usados? Qual é o esporte que usa o avestruz?
Qual o plural da palavra avestruz?
Após as respostas e um pequeno
debate sobre as respostas dadas, o texto é lido pelo professor para a sala.
2- Localização de informações; comparação de informações;
generalizações: O professor instiga a classe a responder sobre a seguinte
declaração do narrador: “Se é que podemos chamar aquilo de ave.” Descrição do
corpo do avestruz a partir das informações dadas fornecidas pelo texto; Pesquisa
na sala de informática sobre os hábitos do avestruz; Por que o avestruz deita a
cabeça rente ao chão?
3-Produção de inferências locais; produção de inferências globais:
O professor levanta com os alunos
palavras ou expressões que são específicas do texto: →Inferências locais: TPM, Floripa, Abominável; →Inferências globais: Higienópolis e Atrofiado. Breve discussão
sobre seus significados, localização e circunstâncias de uso!
4-Recuperação do contexto de produção: definição de finalidades e metas
da atividade da leitura: Conceituação do gênero textual Crônica; Pesquisa
sobre o Autor e sua obra; da Esfera de Circulação desse gênero (Jornalística);
Finalidade do Gênero Crônica; Repetição do termo “avestruz” (qual a intenção?);
Percepção de Ironia no texto.
5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações
de interdiscursividade: Solicitar aos alunos que em grupos pesquisem outros
textos/autores e filmes que tenham a relação homem/animais como tema; exposição
oral da pesquisa; sessão de filme escolhido pela classe com o tema abordado. (Exemplos
de textos: “O pavão”- Rubem Braga; “A Bíblia Sagrada” e filmes: “Os pinguins do
papai”; “ Happy feet” e outros).
6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas
e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e /ou
políticos: Análise do Foco Narrativo (1ª pessoa); caracterização desse
narrador; análise da intencionalidade de uso dos termos: “grande amiga”;
“culpado”; “gigolô”; Conceito de adjetivo e o efeito de uso do sufixo “íssima” na
palavra “perigosíssima”; Conceito e uso de conjunção como: E; Mas; Pois;
Conceito e uso de advérbios como: Depois, Afinal, Talvez; Exercícios de
Linguagem para aplicação da teoria.
7-Produção Textual: Solicitar aos alunos que produzam uma Crônica
que tenha como tema um animal e ao final dela deverá ser elaborado um catálogo
do animal referido (características, ambiente, comportamento, alimentação,
produtos etc.).
Referências Bibliográficas:
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2- Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18). Disponível em www.marioprataonline.com.br.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade.
Referências Bibliográficas das Imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAc5ROEKT0OkGoQDt625mUNyy8LPkCkgH9aJHMfoP_sdbkeFIUFzxGGBHhMsp2p3RI19gbefZy6op1lXN18VX0KxRF8awIsnmEVkw5ybmLpIVi603Zp5nNaxfZ_EqqHh9YoH3SagQ4kZQ/s1600/Happy_Feet_Poster.jpg
Eliana Ambiel Mello Gonçalves Zoéga
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