domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - PROFª ELIANA

Situação de Aprendizagem
com o texto
"Avestruz" - Mário Prata
Público- alvo: 6º e 7º anos.
Objetivos Gerais: Compreender a crônica como gênero textual de circulação em nossa sociedade, com características sociocomunicativas específicas, reconhecíveis e reprodutíveis; Observar os aspectos discursivos próprios do gênero crônica; Observar um aspecto linguístico que pode contribuir para a produção de efeitos de sentido em gênero textuais variados e também na crônica; Mobilizar os conhecimentos adquiridos sobre o gênero textual crônica na criação de um novo texto do mesmo gênero.

Objetivos específicos: Relacionar a situação de produção da crônica às suas características: intimidade, despretensão, revelação da condição humana; Identificar procedimentos linguísticos e literários de construção da crônica, como vocabulário, estrutura narrativa, metalinguagem, humor e poeticidade; Associar esses aspectos formais observados à significação produzida por eles; Identificar os aspectos do texto lido que caracterizam o gênero textual crônica.

Tempo de duração: 10 aulas.

1-Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:

→Questionário instigador oral para a sala: Quem sabe o que é um avestruz? Quem já viu um avestruz? Onde vivem? O que comem? Para que são usados? Qual é o esporte que usa o avestruz? Qual o plural da palavra avestruz?

Após as respostas e um pequeno debate sobre as respostas dadas, o texto é lido pelo professor para a sala.

2- Localização de informações; comparação de informações; generalizações: O professor instiga a classe a responder sobre a seguinte declaração do narrador: “Se é que podemos chamar aquilo de ave.” Descrição do corpo do avestruz a partir das informações dadas fornecidas pelo texto; Pesquisa na sala de informática sobre os hábitos do avestruz; Por que o avestruz deita a cabeça rente ao chão?

3-Produção de inferências locais; produção de inferências globais:

O professor levanta com os alunos palavras ou expressões que são específicas do texto: →Inferências locais: TPM, Floripa, Abominável; →Inferências globais: Higienópolis e Atrofiado. Breve discussão sobre seus significados, localização e circunstâncias de uso!

4-Recuperação do contexto de produção: definição de finalidades e metas da atividade da leitura: Conceituação do gênero textual Crônica; Pesquisa sobre o Autor e sua obra; da Esfera de Circulação desse gênero (Jornalística); Finalidade do Gênero Crônica; Repetição do termo “avestruz” (qual a intenção?); Percepção de Ironia no texto.

5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade: Solicitar aos alunos que em grupos pesquisem outros textos/autores e filmes que tenham a relação homem/animais como tema; exposição oral da pesquisa; sessão de filme escolhido pela classe com o tema abordado. (Exemplos de textos: “O pavão”- Rubem Braga; “A Bíblia Sagrada” e filmes: “Os pinguins do papai”; “ Happy feet” e outros).

6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e /ou políticos: Análise do Foco Narrativo (1ª pessoa); caracterização desse narrador; análise da intencionalidade de uso dos termos: “grande amiga”; “culpado”; “gigolô”; Conceito de adjetivo e o efeito de uso do sufixo “íssima” na palavra “perigosíssima”; Conceito e uso de conjunção como: E; Mas; Pois; Conceito e uso de advérbios como: Depois, Afinal, Talvez; Exercícios de Linguagem para aplicação da teoria.

7-Produção Textual: Solicitar aos alunos que produzam uma Crônica que tenha como tema um animal e ao final dela deverá ser elaborado um catálogo do animal referido (características, ambiente, comportamento, alimentação, produtos etc.).

 

Referências Bibliográficas:

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.  Campinas: Mercado das Letras, 2012.  p. 35-60.
PRATA, Mário. Avestruz. 5ª série/6º ano – vol. 2- Caderno do aluno (p. 9) e Caderno do professor (p. 18). Disponível em www.marioprataonline.com.br.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital, 2012 – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade.

Referências Bibliográficas das Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAc5ROEKT0OkGoQDt625mUNyy8LPkCkgH9aJHMfoP_sdbkeFIUFzxGGBHhMsp2p3RI19gbefZy6op1lXN18VX0KxRF8awIsnmEVkw5ybmLpIVi603Zp5nNaxfZ_EqqHh9YoH3SagQ4kZQ/s1600/Happy_Feet_Poster.jpg

Eliana Ambiel Mello Gonçalves Zoéga

Nenhum comentário:

Postar um comentário