segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PROFª GILSA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  PARA O CURSO 
MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA
A Situação de Aprendizagem abaixo foi fundamentada na teoria oferecida pelo curso, com o objetivo de relacionar as capacidades de compreensão, proporcionando ao educando o desenvolvimento de melhor desenvoltura na leitura e compreensão do texto, assim como, o contato com a modalidade textual crônica. O texto incumbido ao grupo foi Pausa de Moacyr Scliar.
Público Alvo: 8º ano
Num primeiro momento, serão buscadas as habilidades de leitura que servirão para explorar, desenvolver e ampliar a compreensão do educando e em seguida, seis questões serão lançadas para atingir os objetivos.
  • Capacidades de compreensão tratadas:
Atividade de conhecimentos prévios, antecipação e predicação; checagem de hipóteses.
1ª) O que o título sugere? O que conhece sobre o autor? Você conhece o gênero crônica?
  • Capacidades de compreensão tratadas:
Localização de informações, comparação de informações e generalizações.
2ª) Que palavras do texto remetem a ideia do motivo no qual Samuel procurou a dita pausa? Compare estas palavras com a do porteiro, sublinhando-as no texto e responda, com o auxílio destes termos, qual seria o motivo pelo qual, a personagem procura fazer esta pausa?
  • Capacidades de compreensão tratadas:
Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
3ª) O que sabem sobre o significado da palavra chambre? O que pode ser a expressão chambre floreado? O que as duas mulheres gordas usando chambre floreado poderiam fazer naquele local?
  • Capacidades de compreensão tratadas:
Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
4ª) Tendo como base que o gênero crônica apresenta a realidade das pessoas, qual seria a realidade que a personagem Samuel se refere? Qual a importância de conhecermos outras realidades que se distinguem das nossas?
  • Capacidades de compreensão tratadas:
Percepção de relação de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
5ª) Após as leituras dos poemas Vou-me embora para Pasárgada de Manuel Bandeira e Chove Maria, diga: qual a relação destas obras com o texto Pausa. Agora diga, em qual parágrafo aparecem outras vozes no texto, retratando a questão da interdiscursividade?
  • Capacidades de compreensão tratadas:
Percepção de outras linguagens; elaboração e apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
6ª) Vocês conhecem outros tipos de linguagens que possam vir a contribuir para compreensão do texto? Caso não conheçam, ouçam a música Tédio do Biquini Cavadão para reflexão e apreciação.
Gilsa Inacio Tavares Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário