terça-feira, 18 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - PROFª ELIETE

Situação de Aprendizagem para alunos da 5ª série/6º ano, a partir do texto “Avestruz” - Mário Prata.
 Verificar os conhecimentos prévios de mundo sobre o animal :   
 Você já viu um avestruz?
• Onde vive um avestruz?
• O que o título sugere?
• Do que se trata o texto?
 • Localizar no texto informações descritivas do avestruz.
 Comparação de informações
• Você cria algum animal? Já criou? Compare com a situação de criar um avestruz em
casa.
•Produção de inferências locais
 • Você sabe o que significa a expressão “asas atrofiadas”?
Produção de inferências globais
• O que significa a palavra Floripa? Você já ouviu essa palavra antes?
 Produção do texto
• Qual a intenção do autor ao escrever este texto?
• Onde circula este gênero textual?
Definição de finalidades e metas da atividade de leitura
• Ativação das estratégias de leitura.
• Ler para aprender sobre o avestruz.
• Ler por prazer
 Percepção de relações de intertextualidade
 • Busca de informações sobre o avestruz em enciclopédias para estabelecer relações
com o texto em estudo.
 • Assistir ao desenho infantil Pica-Pau “ O ovo do avestruz”
 Percepção de outras linguagens
 • Pela ilustração seria adequado que ele tivesse um avestruz em casa?
 Um animal que devora tudo que vê pela frente. O que representam estes objetos? O que
você sentiria se um animal comesse suas coisas.
• Na sua opinião a atitude do autor (fazê-lo desistir da ave) foi correta? Quais são as
implicações desta atitude para eles?
Eliete Lopes dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário