Situação de Aprendizagem para alunos da 5ª série/6º ano, a partir do texto “Avestruz” - Mário Prata.
Verificar os conhecimentos prévios de mundo sobre o animal :
Você já viu um avestruz?
• Onde vive um avestruz?
• O que o título sugere?
• Do que se trata o texto?
• Localizar no texto informações descritivas do avestruz.
Comparação de informações
• Você cria algum animal? Já criou? Compare com a situação de criar um avestruz em
casa.
•Produção de inferências locais
• Você sabe o que significa a expressão “asas atrofiadas”?
Produção de inferências globais
• O que significa a palavra Floripa? Você já ouviu essa palavra antes?
Produção do texto
• Qual a intenção do autor ao escrever este texto?
• Onde circula este gênero textual?
Definição de finalidades e metas da atividade de leitura
• Ativação das estratégias de leitura.
• Ler para aprender sobre o avestruz.
• Ler por prazer
Percepção de relações de intertextualidade
• Busca de informações sobre o avestruz em enciclopédias para estabelecer relações
com o texto em estudo.
• Assistir ao desenho infantil Pica-Pau “ O ovo do avestruz”
Percepção de outras linguagens
• Pela ilustração seria adequado que ele tivesse um avestruz em casa?
Um animal que devora tudo que vê pela frente. O que representam estes objetos? O que
você sentiria se um animal comesse suas coisas.
• Na sua opinião a atitude do autor (fazê-lo desistir da ave) foi correta? Quais são as
implicações desta atitude para eles?
Eliete Lopes dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário